Rua Sacadura Cabral, 369 - Rio de Janeiro-RJ 21 97004-3171 21 98560-8500

ABNT unifica regras para funcionamento de elevadores Elevadores Salta

Gostou? compartilhe!

ABNT unifica regras para funcionamento de elevadores

Com o objetivo de aumentar ainda mais a segurança de usuários e adequar as normas nacionais a regras internacionais padrão, a Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT) prepara, para ser lançada ainda este ano, a nova norma técnica para elevadores de passageiros no Brasil. Atualmente, o funcionamento de elevadores é regido pelas regras NBR NM 207 (elevadores elétricos de acionamento por tração), NBR NM 267 (elevadores de acionamento hidráulico), NBR 12892 (elevadores unifamiliares) e NBR 16042 (elevadores sem casa de máquinas). O novo documento será elaborado em duas partes; uma dedicada à segurança de construção e instalação e à outra focada na manutenção e inspeções.

 

Além da unificação das regras, que contará com revisão e maior esclarecimento em tópicos técnicos, com adendos explicativos e outras indicações, a nova norma trará já alguns tópicos para adequação de máquinas, sistemas e elevadores.

 

As regras também serão aplicadas a elevadores para transporte de maca e mistos (que transportem cargas e passageiros), mas as normas para elevadores especificamente de cargas seguirão, ainda, pelo menos por enquanto, regidas por regulamentação específica, a NBR 14712, que também receberá atualização.

 

Além de maior segurança, a medida de unificação trará inúmeras vantagens a empresas de serviços e usuários. Entre elas, maior facilidade de compreensão dos tópicos e facilidade na inclusão ou adequação de requisitos de segurança aplicáveis a diferentes tipos de elevadores.

 

A ABNT ainda discute o prazo de carência para implantação das exigências após a publicação da nova norma, todas sob o intuito de aumentar a segurança de passageiros e técnicos envolvidos na manutenção. Adequações em freios de segurança, amortecimento e para-choques, nas casas de corrida (casas de máquina), na elaboração do espaço interno das cabinas versus peso de transporte, para a segurança de usuários, especialmente crianças, dentro das cabinas estão entre os tópicos que receberão novas indicações.

 

A Elevadores Salta está sempre ao seu lado para solucionar dúvidas. Entre em contato conosco por e-mail e mande a sua pergunta e nós responderemos: salta@elevadoressalta.com.br

 

Créditos da foto: Yuya Tamai – Visual Hunt



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Elevadores Salta Whatsapp Elevadores Salta