Uso Correto do Elevador
Fique atento à sinalização sonora, que informa a chegada do elevador, e observe a sinalização visual, que informa a direção do elevador e quando ele está se aproximando da porta. Esse procedimento reduz o tempo de parada, aumentando a eficácia do sistema.
Aguarde a vez
Caso haja um grande fluxo de passageiros, a fila torna-se necessária. A saída deve sempre preceder a entrada de passageiros.
Capacidade
Observe o número máximo de passageiros indicado na cabina. Para segurança de todos e proteção do equipamento, a lotação não deve ser excedida, pois além de perigoso é ilegal.
Chamado do elevador
Acione o botão de chamada uma única vez. A insistência e a força não irão fazer o elevador chegar antes e isso ainda poderá danificá-lo.
No caso de 2 botões
Para subir, acione apenas o botão superior e inversamente para descer. Acionar os dois botões indiferentemente irá ocasionar viagens e paradas desnecessárias, com prejuízo para todos.
Segurar o elevador
Retardar a partida do elevador, qualquer que seja o motivo, interfere no tráfego, causando transtorno aos demais passageiros.
Auxílio no tráfego
Procure ficar no fundo da cabina quando se dirigir a um andar distante. Aproxime-se da porta quando o elevador estiver parando no andar desejado. Para subir ou descer apenas um andar, lembre-se do quanto é saudável o uso das escadas.
Fumantes
Fumar na cabina do elevador é proibido por lei. Respeitando-a você estará garantindo o conforto dos demais passageiros.
Incêndio
Se ocorrer um incêndio no local, qualquer que seja sua proporção, não utilize o elevador em hipótese alguma.
Emergência
Permaneça calmo se faltar energia elétrica ou em uma parada imprevista. Não tente sair sozinho ou com ajuda de pessoas despreparadas para tal. Aguarde a assistência técnica, que dá prioridade para casos como esse, ou o atendimento do Corpo de Bombeiros em casos especiais.
Gostou? compartilhe!