Aterramento de elevadores: atenção e segurança
Você tem cuidado bem do sistema de aterramento dos elevadores do seu condomínio? Garantia de integridade para os equipamentos eletrônicos e de segurança para usuários de elevadores, os aterramentos merecem atenção redobrada. Eles são obrigatórios, inclusive, pela NBR5410, uma das normas que regulamenta funcionamento e manutenção de elevadores no Brasil.
No caso dos elevadores, em especial, os aterramentos não devem estar ligados a outros sistemas, mas, sim, possuir um aparado e instalação próprios somente para o aterramento das cabinas.
Mas por que eles são tão importantes? Ora, grosso modo, porque resgatam e neutralizam a energia que “sobra” do sistema de eletricidade, conduzindo essa corrente para o solo, onde não pode danificar aparelhos ou, em situações adversas, chegar à superfície dos aparelhos eletrônicos – em nosso caso, à superfície das cabinas -, causando choques elétricos nos usuários de elevadores.
A manutenção dos sistemas de aterramento em elevadores é indispensável e deve ser feita periodicamente, lembrando que, sempre, esse serviço deve ser realizado pela empresa responsável pela manutenção de seus elevadores e não somente por eletricistas ou engenheiros elétricos, que não conheçam os sistemas de transportes verticais.
Se você quer saber mais sobre aterramentos, um vídeo no YouTube pode te ajudar. Mas é importante ressaltar que este vídeo explica aterramentos de um modo geral e não aplicados à rede de elevadores. Se você quer saber mais sobre aterramento de elevadores, consulte a empresa que atende o seu prédio e faz a manutenção dos elevadores de seu condomínio.
Gostou? compartilhe!