Rua Sacadura Cabral, 369 - Rio de Janeiro-RJ 21 97004-3171 21 98560-8500

Aterramento de elevadores: atenção e segurança Elevadores Salta

Gostou? compartilhe!

Aterramento de elevadores: atenção e segurança

Você tem cuidado bem do sistema de aterramento dos elevadores do seu condomínio? Garantia de integridade para os equipamentos eletrônicos e de segurança para usuários de elevadores, os aterramentos merecem atenção redobrada. Eles são obrigatórios, inclusive, pela NBR5410, uma das normas que regulamenta funcionamento e manutenção de elevadores no Brasil.

 

No caso dos elevadores, em especial, os aterramentos não devem estar ligados a outros sistemas, mas, sim, possuir um aparado e instalação próprios somente para o aterramento das cabinas.

 

Mas por que eles são tão importantes? Ora, grosso modo, porque resgatam e neutralizam a energia que “sobra” do sistema de eletricidade, conduzindo essa corrente para o solo, onde não pode danificar aparelhos ou, em situações adversas, chegar à superfície dos aparelhos eletrônicos – em nosso caso, à superfície das cabinas -, causando choques elétricos nos usuários de elevadores.

 

A manutenção dos sistemas de aterramento em elevadores é indispensável e deve ser feita periodicamente, lembrando que, sempre, esse serviço deve ser realizado pela empresa responsável pela manutenção de seus elevadores e não somente por eletricistas ou engenheiros elétricos, que não conheçam os sistemas de transportes verticais.

 

Se você quer saber mais sobre aterramentos, um vídeo no YouTube pode te ajudar. Mas é importante ressaltar que este vídeo explica aterramentos de um modo geral e não aplicados à rede de elevadores. Se você quer saber mais sobre aterramento de elevadores, consulte a empresa que atende o seu prédio e faz a manutenção dos elevadores de seu condomínio.

 



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Elevadores Salta Whatsapp Elevadores Salta