Livre acesso para portas de elevadores particulares
Apesar de pouco comum nos dias de hoje, em alguns edifícios antigos, construídos na década de 50 e 60, que possuem um apartamento por andar, ainda encontram-se portas de elevadores, que, além de darem acesso às cabinas, servem, também, de porta de entrada para residências, permanecendo trancadas com chaves de propriedade e uso apenas dos condôminos.
Acontece que a prática de porta de elevadores chaveadas, ainda que deem acesso a apenas um apartamento por andar, não tendo, aparentemente, um fluxo intenso de pessoas que não sejam as que por lá residam ou autorizada, a prática é perigosa, e, ainda, proibida por legislação.
Isso porque, cabinas de elevadores devem estar livres a qualquer hora para acesso da equipe de manutenção das máquinas e/ou equipes do Corpo de Bombeiros, em caso de acidentes que demandem resgate dentro dos apartamentos ou em unidades vizinhas. Além de regulamentado, o trancamento das portas é também proibido pelo Corpo de Bombeiros, já que, em caso de acidentes, fica dificultada a operação de salvamento ou resgate. O não cumprimento dessa regra é sujeito à fiscalização e multa, ao condomínio e condômino.
Se o seu prédio está entre as unidades que possuem esse tipo de elevador, fique atento! O mais indicado seria se, em vez de trancas nas portas antigas desses elevadores, portas externas de acesso aos apartamentos fossem instaladas e esses elevadores, apesar de uso exclusivo dos apartamentos, ficassem livres para manutenção ou acesso do Corpo de Bombeiros. A administração do prédio deve buscar os direitos do coletivo para que esse tipo de mudança seja acatada e realizada.
A instalação desses elevadores trancafiados a chave, apesar tencionar a sensação de privacidade, já não se aplica mais aos padrões de segurança para funcionamento de elevadores. Por isso, se você tem máquinas assim no seu prédio, converse com a empresa que presta manutenção de elevadores a você e avalie as soluções.
Apartamentos duplex ou coberturas com elevadores
Se além de um elevador em instalações coletivas condominiais, o seu caso é o de possuir um elevador dentro da sua cobertura ou apartamento duplex, não pense que está livre de cuidados extras com as máquinas. Nestes casos, a responsabilidade da manutenção é exclusiva dos proprietários e/ou moradores da unidade em questão. Por isso, é necessário, também a contratação de pessoal capacitado para realizar manutenção e reparos.
Em caso de dúvidas, fale com a Elevadores Salta.
Até a próxima postagem!
Gostou? compartilhe!