Rua Sacadura Cabral, 369 - Rio de Janeiro-RJ 21 97004-3171 21 98560-8500

Livre acesso para portas de elevadores particulares Elevadores Salta

Gostou? compartilhe!

Livre acesso para portas de elevadores particulares

Apesar de pouco comum nos dias de hoje, em alguns edifícios antigos, construídos na década de 50 e 60, que possuem um apartamento por andar, ainda encontram-se portas de elevadores, que, além de darem acesso às cabinas, servem, também, de porta de entrada para residências, permanecendo trancadas com chaves de propriedade e uso apenas dos condôminos.

 

Acontece que a prática de porta de elevadores chaveadas, ainda que deem acesso a apenas um apartamento por andar, não tendo, aparentemente, um fluxo intenso de pessoas que não sejam as que por lá residam ou autorizada, a prática é perigosa, e, ainda, proibida por legislação.

 

Isso porque, cabinas de elevadores devem estar livres a qualquer hora para acesso da equipe de manutenção das máquinas e/ou equipes do Corpo de Bombeiros, em caso de acidentes que demandem resgate dentro dos apartamentos ou em unidades vizinhas. Além de regulamentado, o trancamento das portas é também proibido pelo Corpo de Bombeiros, já que, em caso de acidentes, fica dificultada a operação de salvamento ou resgate. O não cumprimento dessa regra é sujeito à fiscalização e multa, ao condomínio e condômino.

 

Se o seu prédio está entre as unidades que possuem esse tipo de elevador, fique atento! O mais indicado seria se, em vez de trancas nas portas antigas desses elevadores, portas externas de acesso aos apartamentos fossem instaladas e esses elevadores, apesar de uso exclusivo dos apartamentos, ficassem livres para manutenção ou acesso do Corpo de Bombeiros. A administração do prédio deve buscar os direitos do coletivo para que esse tipo de mudança seja acatada e realizada.

 

A instalação desses elevadores trancafiados a chave, apesar tencionar a sensação de privacidade, já não se aplica mais aos padrões de segurança para funcionamento de elevadores. Por isso, se você tem máquinas assim no seu prédio, converse com a empresa que presta manutenção de elevadores a você e avalie as soluções.

 

Apartamentos duplex ou coberturas com elevadores

Se além de um elevador em instalações coletivas condominiais, o seu caso é o de possuir um elevador dentro da sua cobertura ou apartamento duplex, não pense que está livre de cuidados extras com as máquinas. Nestes casos, a responsabilidade da manutenção é exclusiva dos proprietários e/ou moradores da unidade em questão. Por isso, é necessário, também a contratação de pessoal capacitado para realizar manutenção e reparos.

 

Em caso de dúvidas, fale com a Elevadores Salta.

 

Até a próxima postagem!



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Elevadores Salta Whatsapp Elevadores Salta